terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Inea não consegue fechar comporta e 30 casas são alagadas em Campos.



A Defesa Civil Municipal instalou no Canal Cambaíba, três bombas de sucção e uma barragem em areia para evitar que mais casas sejam alagadas na região de Vila Menezes, na Penha. Após cerca de 30 casas serem alagadas, pelo fato de uma das comportas que regulam água do Rio Paraíba para os canais não ser fechada, já que estava com problemas operacionais, a Defesa Civil Municipal instalou uma motobomba e duas bombas portáteis, que retiram a água que estavam em área urbana e jogam novamente para o Canal Cambaíba. Não houve necessidade de remoção das famílias, porque a Defesa Civil tomou as medidas imediatas.

Esta ação imediata realizada pela Defesa Civil, foi devido ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), não ter conseguido fechar uma das três comportas por esta apresentar problemas na engrenagem. Outra medida adotada pelo órgão municipal, caso o Inea não consiga até hoje reter a água que vem do Paraíba, será a colocação de um stop log (barreira feita na largura da comporta) em madeira, para que 95% das águas sejam retidas e o nível do canal Cambaíba baixe.

- Caso o Inea não faça um stop log ainda hoje, nós que o faremos, pois nesta época do ano, em que o Rio Paraíba do Sul está em um nível de 8 metros, as comportas devem ser baixadas, para que se faça sua função na época fora da estiagem, que é de regular a entrada da água nos canais, fechando todas as comportas – ressalta o secretário de Defesa Civil Henrique Oliveira.

Nesta terça-feira (22), o Rio está medindo o esperado para este período, 7.75 metros. Segundo a Defesa Civil, com a construção do stop log, o problema de alagamento em Vila Menezes será resolvido. “Além do não fechamento das comportas, os canais, de responsabilidade do Inea, não foram limpos, o que resultou no assoreamento destes, fazendo com que a água não fosse retida somente nos canais e atingisse a região urbana”, conclui Henrique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário