O Superporto do Açu deu início a cravação de estaca nas
obras de construção do cais de apoio offshore e do Terminal Multicargas (TMULT)
do TX2, terminal onshore do empreendimento. As estacas-prancha e de carga
(perfil metálico) funcionam como uma cortina de contenção formando uma parede
vertical. Cerca de 100 pessoas estão mobilizadas para esta etapa de obra que
envolve o transporte de 15 mil toneladas de estacas- prancha e 5.500 toneladas
de perfis metálicos (estacas de carga).
Para o transporte das estacas-prancha estão sendo
utilizadas carretas extensivas de até 35 metros de comprimento e, para o
transporte das estacas de cargas são utilizadas carretas com até 12 metros. As
estacas, produzidas na Europa, foram transportadas até o Porto de Vitória e, de
lá, estão sendo trazidas para o Superporto do Açu. Para o transporte até São
João da Barra, onde o empreendimento está sendo construído, foi elaborado um
planejamento em parceria com as autoridades de trânsito e concessionárias das
rodovias. Isso porque, como as carretas utilizadas para o transporte possuem
grande dimensão, é necessário o fechamento de algumas vias, como a BR-101 e
ruas em Campos
No total, para o transporte das estacas, serão
necessárias 550 viagens de carretas extensivas e 200 carretas para estacas de
carga. Mais de 30 carretas, com capacidade para 30 toneladas cada, já chegaram
ao Superporto do Açu. A previsão é que a movimentação dure cinco meses
Foram preparadas estruturas de segurança específicas e
especializadas para o transporte e a cravação das estacas. “Estamos com
recursos materiais e humanos capacitados, engenheiros e técnicos de segurança
dedicados na implantação das medidas de prevenção, mitigação de riscos e
atendimento às necessidades para a execução de mais esta importante etapa do
projeto”, afirma Douglas Souza, gerente de segurança e saúde.
Três guindastes com capacidade para movimentação de até
250 toneladas já estão no empreendimento e serão utilizados na construção do
cais de apoio offshore e do TMULT. De
acordo com Carlos Ferreira, gerente de obra da LLX, a primeira fase de obra,
com a construção de 1.500 metros de cais de apoio offshore, está prevista para
ser iniciada em fevereiro. “Para a execução desta obra serão utilizadas 2.267
estacas-prancha e 3.654 estacas em perfil metálico”, informou. A previsão para
conclusão desta etapa é dezembro de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário